sábado, 28 de abril de 2012

MEC dispõe Cursos voltados a temática Ambiental




O ano de 2012 promete intensificar o debate sobre as condições ambientais e a sustentabilidade da vida no planeta. Tal como aconteceu vinte anos atrás, o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio+20, e estes temas ganharão destaque nos meios de comunicação.

Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) também pretende lançar a IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, um processo pedagógico que mobilizará escolas de todo o país entre junho de 2012 e outubro de 2013, e que terá como tema: “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.


Compreender as implicações dessas temáticas na vida cotidiana de estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar demandará das escolas formação específica para aprimoramento de sua capacidade técnica em educação ambiental.

Por isso, o MEC, em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) coloca à disposição das escolas três cursos de formação de caráter semipresencial, que tratam das temáticas ambientais com foco nas mudanças ambientais globais e na criação de escolas sustentáveis.

Conheça os cursos disponíveis:

Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida – Curso de extensão, com 120 horas de duração, destina-se à formação da comunidade escolar por meio da criação de uma proposta de adequação da escola aos princípios da sustentabilidade socioambiental.
O curso tem como objetivos:
· Planejar uma intervenção nas escolas para transformá-las em espaços educadores sustentáveis, tornando-as referências de sustentabilidade para as comunidades onde se inserem;
· Discutir estratégias para qualificar o tratamento da educação ambiental nos currículos, de forma transversal e interdisciplinar;
Implantar Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas, como instrumentos de gestão democrática e de planejamento participativo da transição para a sustentabilidade;
Estimular as escolas a participarem de projetos que promovam a educação para a diversidade e a sustentabilidade.
O curso, com duração de três meses, é aberto à participação de professores, gestores e estudantes dos anos finais do Ensino Médio, bem como aos membros da comunidade do entorno dessas escolas.

Educação Ambiental – Aperfeiçoamento – Abordando as mudanças ambientais globais a partir dos seus impactos nos quatro elementos (água, ar, fogo e terra), este curso com 180 de duração pretende estimular os profissionais da educação básica a desenvolverem uma educação ambiental contextualizada de forma transversal à prática pedagógica da escola. Tem como objetivos:
Contribuir com o enraizamento da Política Nacional de Educação Ambiental nos sistemas de ensino;
Discutir estratégias para inserção qualificada da educação ambiental no projeto político pedagógico das escolas, de forma transversal e interdisciplinar;
Estimular as escolas a participarem de ações e projetos que promovam a educação ambiental, a diversidade e a sustentabilidade.
Trata-se de um curso prioritariamente voltado aos profissionais da educação, mas possui uma cota de 10% para atendimento de demanda social, composta por integrantes dos diversos conselhos de educação, meio ambiente, direitos humanos e outros existentes em âmbitos municipais e estaduais, bem como integrantes de organizações sociais de áreas correlatas.

Educação Ambiental – Especialização – Este curso, com 405 horas de duração na modalidade semipresencial, aborda questões essenciais para o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas, como a inter e a transdisciplinaridade, o projeto político-pedagógico, a formação de redes, movimentos de juventude e outros aspectos relacionados à gestão ambiental na escola e na comunidade, considerando as mudanças ambientais globais e a construção de espaços educadores sustentáveis. Tem como objetivos:
· Ampliar o acesso à formação continuada para profissionais da educação básica, contribuindo com uma educação contextualizada com a realidade socioambiental;
· Formar educadores na identificação de demandas, planejamento e execução de projetos de educação ambiental, visando à sustentabilidade socioambiental na escola e na comunidade;
· Estimular a constituição de grupos de pesquisa e de ação em educação ambiental;
· Incentivar a transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis.
É voltado a professores, técnicos e gestores educacionais que atuam na educação básica e tenham graduação no ensino superior.


Diretores de escolas têm até o próximo dia 30 de abril de 2012 para solicitarem a inscrição de educadores e parceiros da demanda social nos cursos. A inscrição deve ser feita no link do PDE interativo do site do MEC, que pode ser acessado em: pdeescola.mec.gov.br

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