sábado, 19 de novembro de 2011

Alunas do Curso de Ecologia da UFRN Estimula o Cultivo da Horta Orgânica


As verduras e legumes que compramos nos supermercados ainda geram dúvidas quanto à procedência do seu cultivo. O uso dos agrotóxicos, produtos químicos utilizados nas plantações para combater pragas e turbinar o crescimento das hortaliças, é o principal motivo de preocupação, pois essas substâncias químicas não são nada favoráveis à nossa saúde.

Atentas a essa questão, as alunas da UFRN Rayssa Melo, Ingrid Paullyane e Fernanda Lourenço, do curso de Ecologia, desenvolveram o projeto Horta Orgânica, cujo objetivo é incentivar e orientar adultos, jovens e crianças ao cultivo de verduras, legumes e ervas.

O início do projeto aconteceu este ano, através do projeto de extensão Trilhas Potiguares, que anualmente leva os estudantes da UFRN ao interior do estado, com objetivo de promover ações educativas nas comunidades. No município de Olho D’água dos Borges, as estudantes aliaram-se a alguns agricultores locais que lhes ensinaram as técnicas de cultivo orgânico e compostagem caseira.  Na cidade, elas fizeram oficinas em escolas, voltadas para o público infantil.

De volta à UFRN, as estudantes decidiram continuar com o projeto e, desde então, participaram da CIENTEC 2011 e promovem oficinas com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a qualidade dos alimentos que a horta orgânica proporciona, além de mostrar como é simples, viável, e até divertido, obter uma horta no quintal de casa.

Quem mora em apartamento também pode entrar para a turma dos orgânicos! No estande exposto na CIENTEC, pelas alunas do projeto, havia diferentes idéias de recipientes para comportar a horta, todos com desenhos simples e confeccionados com garrafas PET, ou seja: de baixíssimo custo. Além da horta, o projeto ensina como fazer compostagem caseira utilizando apenas duas garrafas PET, uma meia de seda, areia e restos de alimentos. O resultado é um adubo de alta qualidade.

Um dos planos da equipe é levar o projeto às escolas e estimular a produção da horta no próprio terreno das instituições de ensino, viabilizando às crianças e adolescentes uma alimentação mais saudável e livre de produtos químicos.

Para as estudantes, a própria Universidade poderia utilizar a técnica de compostagem mostrada no projeto da Horta Orgânica. “A UFRN está perdendo muito, pois a matéria orgânica vinda do Restaurante Universitário é descartada enquanto poderia estar sendo utilizada em um projeto de grande escala na produção de adubo e poderia ser, inclusive, comercializada para estabelecimentos como floriculturas”, opina Rayssa.
 Para aprender a fazer os vasos e o adubo visite o Blog da DMA
 
Fonte: Marina Furtado e Jô Carvalho (Equipe DMA Comunica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário