quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Segurança alimentar e hídrica são tema de intercâmbio no sertão pernanbucano


Conhecer, EXPERIÊNCIAS trocar de Ações Sobre a convivência com o Semi-Árido e multiplica-las comunidades nas. FORAM OS OBJETIVOS "esses" dos Agricultores e agricultoras 21 Que estiveram in Umarizal, Sertão do Rio Grande do Norte, nsa Dias 11 e 12 de agosto. Visitantes COM O Intercâmbio pernambucanos, beneficiados com o Programa UMa Terra e Duas Águas (P1 +2), FOI promovido Pela Cáritas Diocesana de Pesqueira. Os Participantes vieram de 11 Diferentes Cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco e Que TEM UMA Realidade Bastante Diferente da encontrada. "Sempre tiva Curiosidade Como saber como in PESSOAS do Sertão lidam com o Manejo da Água. Não Agreste, temos UMA área arborizada E mais uma here sequidão e Maior ", pontuou Isabel Rodrigues, mobilizadora da Cáritas Diocesana.

O primeiro dia de Intercâmbio FOI marcado Pela IDA AO Sítio Caiçara, Distante 6 km de Umarizal, o Grupo Onde conheceu uma Experiência de Seu Francisco Geraldo, Mais conhecido Como Neto da Caiçara. DESDE 1999, o Agricultor cuida do Seu Plantio de forma Agroecológica, garantindo ASSIM UMA Produção rica, diversificada e com harmonia in o Meio Ambiente. Cheiro Verde, Alface, cebolinha, pimenta do Reino, Algodão, goiaba, abacaxi e morinha São ALGUMAS das Frutas e verduras cultivadas com o biofertilizante EO Composto in Espaço não SEU. E o "antes" Que terra seca era, ágora se estabele Transformando in agrofloresta UMA Saudável e livre de agrotóxicos.

A Barragem Subterrânea also FOI UMA das EXPERIÊNCIAS chamaram Atenção Que um dos Visitantes. A temperatura Construção FUNÇÃO Como garantir uma Segurança hídrica parágrafo à Produção e Consumo Humano da Família. Em Fala Sua, ressaltou Neto uma importãncia do Trabalho Família in Dar parágrafo Conta do Cultivo, Produção e venda, alem da Organização COM OS Demais Agricultores da Região parágrafo se fortalecerem e conseguir vender NAS SEUS Feiras Produtos.

No segundo dia de Atividade, Distante O GRUPO FOI A Cidade de Caraúbas, a 40 km de Umarizal, parágrafo Conhecer a História de Sucesso de Antônio Iranildo, Comunidade da Trabalhador rural de Cacimba do Meio. Perto de Sua Casa, ha uma das Construção de 14 barragens sucessivas UMA Que Serao implantadas Por Meio do Projeto de Desenvolvimento Solidário, Feito in Organizações Parceria com Barra Mansa, Entre ELAS um Diaconia, Poder Público o, o Governo Estadual e federal.

A barragem dez furacão se, um dia CADA, Muito Importante par uma comunidade, Pois é Dela Que um COMUNIDADE tira o Alimento, um par Consumo de Água e Irrigação um parágrafo. A Construção FOI in Feita 2008 e um Ano Nesse MESMO UMA Região TeVe Cheia Grande. A barragem FOI Capaz de garantir Irrigação parágrafo Toda uma Produção. «Além do beneficiamento da Água, uma barragem sucessiva UM OBJETIVO Atende Maior Que E a perenização do Rio Umari. "A imagem passavam Que [Pelos Meios de Comunicação] da seca do Sertão era apenas de boi morrendo Rachada e terra, MAS Pelo Que percebo e justamente o CONTRÁRIO. Estou vendo e Que Possível Conviver no Sertão [a Partir Dessas EXPERIÊNCIAS] ", revelou Jheyson Bradley, de 18 Anos, AO ver uma barragem sucessiva.

Durante uma Passagem Sua, o conheceu also Grupo A Experiência do quintal agroecológico Produtivo, FIM e Onde Fazer Possível UMA Plantação in hum Terreno Que era inutilizado pingos n. ESSE. OS explicou Iranildo parágrafo pernambucanos in Que 2005 recebeu uma Visita de hum dos Técnicos da Diaconia propondo uma Implantação de hum quintal Produtivo casa SUA eles. Elementos Gostou da Idéia e VEM DESDE entao somando esforços parágrafo Realizar ESSA SUA in Produção casa e nd also dos Vizinhos. "Meus Vizinhos Tento convencer um Produtivo Fazer hum quintal, Mas muitos nao aceitam. Tenho UMA Renda Que varia Entre R $ 400 e R $ 700, Mas Em Fevereiro Chegou Minha Renda de "R $ 850, comemora ele.

Os Visitantes parabenizaram Iranildo Por SUA Iniciativa. "Tem gente TEM UMA Que rica terra e nao administar SABE. E VOCÊ [Iranildo] SABE Muito Bem Administrar uma temperatura Que terra ", resumiu Rubiana de Melo. JA Edilene Barbosa preferiu Fazer o Agradecimento Seu e Avaliação das EXPERIÊNCIAS visitadas in forma de canção:



Pros Que falam da Mulher

Nao Merece Confiança

Porqué e Filho de UMA

E outra Trás nd Lembrança

A nau serviços Homem Que queira

SEJA trauma de infância



TEM Cê Que Crer para Ver

O Que E UMA Fartura

De uma fruteira animal

A Produção de verdura

Tem de Tudo nd Agricultura



Nenhum Sertão do Semi-Árido

A Crescer e Tendência

Eels exploram uma terra

MESMO chover pingos de

ASSIM E Encontra Água

Onde ver PoDE Ninguém



Tem Barragem Sucessiva

Feita com União

Suor Com Trabalho e com

Do Povo da Região

Tem abundancia com Água

Renovar para uma Esperança

De Quem mora no Sertão



Aos Diaconia da

O Nosso Agradecimento

Pará ajudar ESSE Povo

A desenvolver o talento

De Conviver no Sertão

Plantar Tudo Nesse Chão

ISSO E Que E DESENVOLVIMENTO



animadores EAo Obrigada DO PROGRAMA

Leonardo e Rivelino

Djan Edson, e Ana

Igor Bruno, e Jonildo

Verlândia, bacana e Que

Nao esquecendo Marcelle,

Djaneide e Adriana

Teté e Ana Paula 2

Que é Gente Que ama uma gente.



De Edilene Barbosa da Silva




Fonte:

Site: Diaconia

Disponível em




Nenhum comentário:

Postar um comentário