quinta-feira, 22 de março de 2012

HOJE É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água é considerado uma das datas mais importantes, quando o assunto são os recursos hídricos e o uso racional dos mesmos.

Hoje, acontece em várias partes do mundo, encontro, reuniões e os debates sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural, fundamental para a manutenção da biodiversidade terrestre.

terça-feira, 20 de março de 2012

Pedreira Abandonada Vira Hotel Sustentavel


Hotéis de luxo estão investindo pesado para se tornarem sustentáveis e mais novidades nesse ramo vêm por aí. O mais novo deles está sendo construído pela empresa de arquitetura Atkins e tem cachoeiras, aquários, quartos debaixo d´água e áreas verdes, além de estar sendo construído a cem metros de profundidade em uma pedreira abandonada.
De acordo com matéria divulgada pela Exame.com, o hotel cinco estrelas faz parte de um projeto de uma nova cidade sustentável nos arredores de Xangai, na China, para 500 mil pessoas, chamada Songjiang Garden City.
Toda a estrutura é coberta com terra e vegetação priorizando um revestimento natural que cria uma espécie de ambiente alternativo, contando também com um telhado verde que mantém a estrutura fresca no verão e quente no inverno.

O centro da construção receberá luz natural, enquanto dois níveis subaquáticos abrigarão um restaurante, quartos e um centro de conferências com capacidade para mil pessoas, de frente para um aquário de dez metros de profundidade. Já o nível mais baixo do hotel contará com um complexo de lazer com piscina e áreas exclusivas para esportes aquáticos.
Um centro de esportes radicais para atividades como escalada será instalado sobre a pedreira abandonada e o acesso será por elevadores especiais a partir do nível de água do hotel. A pedreira ainda vai fornecer uma boa fonte de controle de calor e abrigo contra o meio ambiente já que sofreu um processo de escavação profunda responsável para facilitar o aproveitamento da energia geotérmica do local, barateando o custo e reduzindo os gastos energéticos. É tentador se hospedar em um hotel assim, não?

Palestras em Caicó e Assu abrem Semana da Água


A qualidade da água, a necessidade e a importância do esgotamento sanitário, sustentabilidade, além de outros temas referentes ao saneamento básico, serão alguns dos assuntos presentes nas palestras e alvo de debates durante o "Seminário Águas do RN", realizado na capital e mais quatro cidades do Estado. O evento, que abre a programação da Semana da Água do RN, começa nesta segunda-feira (19), a partir das 14h , em Caicó e em Assu, na terça-feira (20), a partir das 8h.
A Semana da Água do RN é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) e Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Universidade Potiguar (UnP).
Em Caicó o evento será realizado às 14h no pólo da Universidade Potiguar (UnP), à rua Otávio Lamartine, 461, Centro. No município de Assu, o seminário vai acontecer no auditório da Câmara Municipal, a partir das 8h30. Com inscrição gratuita, as palestras ocorrerão no período de 19 a 23 de março. Ao final os participantes receberão certificado, com a chancela de todos os promotores. Em sua primeira edição, o evento acontece em cinco municípios do Estado, Natal, Assu, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. A escolha das cidades deve-se ao fato de elas serem polos de diferentes regiões do Rio Grande do Norte e assim permitir maior disseminação das informações repassadas aos alunos.
Profissionais, técnicos e professores, em sua maioria mestres e doutores, com bastante conhecimento na área, formam o elenco dos palestrantes do Seminário Águas do RN. O público-alvo do evento é formado por estudantes, professores, profissionais da área ambiental e públicos afins. Um perfil no twitter também foi criado para que todos possam ter informações atualizadas sobre o evento. O endereço http://twitter.com/aguasdorn ou @aguasdorn pode ser acessado para acompanhar as novidades. A programação completa também está disponível no site dos órgão parceiros.

Caicó
Na palestra em Caicó, o engenheiro Marco Calazans, pesquisador da Caern e doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP) vai falar sobre "Qualidade de águas naturais e tecnologias de tratamento para consumo humano". Em seguida, o tema a ser apresentado é "Gestão de resíduos sólidos", abordado por Josivan Cardoso, mestre em Engenharia Sanitária.
Constantemente a Caern examina a qualidade da água distribuída à população potiguar. A empresa vem intensificando este controle na capital e no interior do Estado. Em fevereiro,70 amostras foram recolhidas em 23 comunidades e municípios do Seridó e analisadas pelo Laboratório Central da Companhia.
De acordo com o biólogo Ederson Williams Figueiredo Nunes, a cada semestre a água distribuída em um dos sete polos da Caern é analisada na unidade central. E mensalmente, cada regional faz os seus próprios exames. São observados os aspectos físicos, químicos e bacteriológicos, nas fases bruta, filtrada e tratada da água. Todas essas ações serão expostas e discutidas durante o seminário que será desenvolvido em Caicó.

Assu
Duas palestras também serão realizadas em Assu, nesta terça-feira (20), durante o Seminário de Águas do RN. A primeira será proferida por Juliana Ubarana, da Semarh, e versará a respeito de "Gestão de Resíduos Sólidos".A segunda apresentação, sobre "Saneamento Básico", ficará a cargo de Cleice Paz, do quadro técnico da Caern.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Campus Natal Central do IFRN promove atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água


Palestra e concurso de redação incentivarão a reflexão sobre o assunto
Com o objetivo de estimular o senso crítico dos alunos do Instituto, despertando-os para uma reflexão a cerca da consciência ecológica, a Coordenação de Comunicação Social e Eventos do Campus Natal Central (CNAT), em parceria com a ONG Baobá, promove na próxima quinta-feira (22) um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Uma palestra com o tema“A importância da água para a nossa sobrevivência” será ministrada pelo Diretor-Presidente da Ong Baobá Haroldo Mota, às 16h, no miniauditório. A palestra é gratuita, aberta ao público externo, e contará com o sorteio de brindes para os participantes.
Além disso, está sendo realizado um concurso de redação, que traz como tema: “Água: um recurso esgotável”. Os alunos interessados em participar do concurso devem enviar, até a próxima terça-feira (20), sua produção, contendo nome e matrícula, para o e mail ccs.cnat@ifrn.edu.br.
A redação deve ser encaminhada em arquivo de word e ser escrita no formato de artigo de opinião, contendo no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. É importante ressaltar que a comissão julgadora do concurso avaliará o domínio do tema e o uso correto da norma culta da língua portuguesa.
O resultado da melhor redação será divulgado durante a palestra, no dia 22 de março. O aluno que obtiver a melhor nota na redação será premiado com um passeio de barco para Barra de Cunhaú, com direito a acompanhante.

Fonte: IFRN

JOVENS DO RIO GRANDE DO NORTE E UMARIZAL MOSTRAM CIENCIA EM FEIRA NA USO


O potencial de produção de energia limpa no Rio Grande do Norte está sendo mostrado em São Paulo por alunos da rede estadual de ensino. Trata-se de dois projetos de pesquisa nas áreas de energia eólica e outro de energia solar, ambos vindos do interior do Rio Grande do Norte tendo como temática de fontes de energia. O Rio Grande do Norte participa da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), considerada a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia, promovida pela USP (Universidade de São Paulo). O RN ainda participa com mais sete projetos de estudantes de Escolas Estaduais.
A Febrace foi iniciada na última segunda-feira (12) e prossegue até sábado (17) em Mega Tenda climatizada, montada na Cidade Universitária da USP, em São Paulo. O evento é organizado anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli e tem entrada franca. Nesta edição, 325 projetos de 748 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o país concorrem a medalhas, bolsas de iniciação científica e estágios. Cerca de 15 estudantes serão escolhidos para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel (Intel ISEF), ) que acontece de 13 a 18 de maio na cidade de Pittsburg, Estados Unidos.
O trabalho desenvolvido por Edilton, Júnior e Sara, usa energia solar instalada nos telhados das casas para diminuição do uso de gás e energia elétrica. Eles são do município de Dr. Severiano Melo no Oeste do RN com 6.552 habitantes e são da Escola Estadual Cristóvão C. Queiroz. A primeira experiência foi feita na cozinha da escola onde estudam. Levando em consideração que a temperatura ambiente da água no local era de 35ºC e com aquecimento a gás, apenas, demorava-se 11 minutos para preparar um café (com a temperatura final de 90ºC). Com a adição do sistema, em que a água fica numa caixa preta no telhado para ser aquecida pelo sol, a temperatura inicial é de 65ºC, o que diminui o tempo de fervura para apenas 8,5 minutos. Segundo Sara, a economia de energia chega a 38%.

O outro projeto potiguar trata da energia eólica. Vindos de Umarizal, região Oeste potiguar cidade com mais de 11 mil habitantes, Jonas, Flávia e Marcondes estudaram o desempenho de diversos tipos de "geradores" eólicos. Eles são alunos da Escola Estadual 11 de Agosto.

Os resultados de suas pesquisas apontaram maior eficiência nas hélices de três pás em comparação com a de duas e a de seis, enquanto que o diâmetro da hélice acoplado a um sistema de roldanas interfere diretamente na quantidade de energia produzida. Jonas ressalta que o Brasil tem "enorme potencial para desenvolvimento da energia eólica, mas esse potencial é pouco explorado". O Rio Grande do Norte tem o maior potencial de energia eólica do Brasil e na gestão Rosalba Ciarlini o Estado tem liderado os leiloes deste tipo de energia aumentou o número de parques eólicos instalados e produzindo no RN, que atualmente são 12.

Governo estimulou participação dos estudantes

Os estudantes responsáveis pela apresentação dos nove projetos que representam o RN estão sendo acompanhados por seus respectivos orientadores. O Governo do Estado assumiu as despesas com passagens aéreas e ajudas de custo para toda a equipe. Eles fazem parte de um total de 325 trabalhos escolhidos entre 1.505 projetos apresentados em feiras de ciências afiliadas a Febrace de todo o País.

Os projetos do RN apresentados são: "Análise dos problemas de Higiene Bucal e das Doenças transmitidas pelo beijo entre jovens", "Energia Eólica: Energia do Futuro", "Energia Solar: Uma alternativa sustentável para promover Economia","Estudo térmico de um laboratório de Ciências construído a partir de tijolos ecológicos", "Estudos de Astronomia na construção do conhecimento científico e na fabricação de alimentos derivados da mandioca cultivada em Passa e Fica", "Magia ou Ciência: Os fenômenos mágicos do mundo de Harry Portter que os cientistas tentam revelar", "Projeto Foguete movido à combustão do Etanol", Transmissor de Energia sem Fio" e "Utilização da Palma Forrageira como estratégia de convivência com o Semiárido na Serra de Luís Gomes".

Saiba mais sobre a feira

O objetivo da Febrace é desenvolver nesses estudantes o espírito empreendedor e fazer com que usem a criatividade para tentar resolver ou amenizar, de modo simples e barato, problemas da sociedade. Para a coordenadora da Feira, Roseli de Deus Lopes, o que estes jovens pesquisadores procuram é trazer "soluções para problemas da sociedade e contribuir para o desenvolvimento do país". A Feira se divide em grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, da Saúde, Sociais Aplicadas e Engenharia. Mas alguns temas são bastante citados mesmo em categorias diferentes. A acessibilidade e projetos de inclusão são bons exemplos. Há projetos de educação para deficientes visuais na área de exatas, um aparelho reconhecedor de cor para deficientes visuais na área da engenharia e até um projeto de interação entre animais e crianças autistas.


Outro tema bastante recorrente é ecologia e sustentabilidade. Há o desenvolvimento de diversos produtos menos agressivos ao meio ambiente ou biodegradáveis, como tintas ecológicas, inseticidas naturais e a goma de mascar sustentável. A maioria das gomas vendidas atualmente utilizam-se do petróleo em sua fórmula, fonte não renovável e de difícil decomposição no ambiente. Esse elemento foi trocado por resinas vegetais que dá consistência e gosto semelhantes.



Da Tribuna do Norte

quinta-feira, 15 de março de 2012

MUNICÍPIOS DEVEM ELABORAR PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ATÉ AGOSTO


A Lei 12.305/2010 e o Decreto 7.405/2010 que trata sobre o Plano Nacional dos Resíduos Sólidos, destaca que todos os municípios brasileiros têm até quatro anos para eliminar os chamados lixões. No entanto, o período para a elaboração do projeto inicial se encerra em agosto deste ano.
 
A estimativa é de que sejam investidos cerca de R$ 52,8 bilhões para transformar os lixões em aterros sanitários. Porém, os municípios que não encaminharem o documento ficarão impedidos de receber recursos para tal finalidade.
 
 
Copiado do: Caraubas hotnews

segunda-feira, 12 de março de 2012

Controle Ambiental

O jovem Daniel junto com a Professora Narla e os bolsistas do Museu

O MUDA gostaria de parabenizar ao Jovem militante Ambientalista e formado em Gestao Ambiental pelo seu ingresso mais uma vez no IFRN, desta vez no Curso Tecnico em Controle Ambiental no Campus Central em Natal. O mesmo ja atua no Museu de Minerologia coordenado pela Professora Narla Musse. Sucesso e felicidades nessa nova caminhada, sao os votos de todos que fazem o Blog MUDA. Aparecida e Da Paz.