terça-feira, 20 de março de 2012

Palestras em Caicó e Assu abrem Semana da Água


A qualidade da água, a necessidade e a importância do esgotamento sanitário, sustentabilidade, além de outros temas referentes ao saneamento básico, serão alguns dos assuntos presentes nas palestras e alvo de debates durante o "Seminário Águas do RN", realizado na capital e mais quatro cidades do Estado. O evento, que abre a programação da Semana da Água do RN, começa nesta segunda-feira (19), a partir das 14h , em Caicó e em Assu, na terça-feira (20), a partir das 8h.
A Semana da Água do RN é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) e Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Universidade Potiguar (UnP).
Em Caicó o evento será realizado às 14h no pólo da Universidade Potiguar (UnP), à rua Otávio Lamartine, 461, Centro. No município de Assu, o seminário vai acontecer no auditório da Câmara Municipal, a partir das 8h30. Com inscrição gratuita, as palestras ocorrerão no período de 19 a 23 de março. Ao final os participantes receberão certificado, com a chancela de todos os promotores. Em sua primeira edição, o evento acontece em cinco municípios do Estado, Natal, Assu, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. A escolha das cidades deve-se ao fato de elas serem polos de diferentes regiões do Rio Grande do Norte e assim permitir maior disseminação das informações repassadas aos alunos.
Profissionais, técnicos e professores, em sua maioria mestres e doutores, com bastante conhecimento na área, formam o elenco dos palestrantes do Seminário Águas do RN. O público-alvo do evento é formado por estudantes, professores, profissionais da área ambiental e públicos afins. Um perfil no twitter também foi criado para que todos possam ter informações atualizadas sobre o evento. O endereço http://twitter.com/aguasdorn ou @aguasdorn pode ser acessado para acompanhar as novidades. A programação completa também está disponível no site dos órgão parceiros.

Caicó
Na palestra em Caicó, o engenheiro Marco Calazans, pesquisador da Caern e doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP) vai falar sobre "Qualidade de águas naturais e tecnologias de tratamento para consumo humano". Em seguida, o tema a ser apresentado é "Gestão de resíduos sólidos", abordado por Josivan Cardoso, mestre em Engenharia Sanitária.
Constantemente a Caern examina a qualidade da água distribuída à população potiguar. A empresa vem intensificando este controle na capital e no interior do Estado. Em fevereiro,70 amostras foram recolhidas em 23 comunidades e municípios do Seridó e analisadas pelo Laboratório Central da Companhia.
De acordo com o biólogo Ederson Williams Figueiredo Nunes, a cada semestre a água distribuída em um dos sete polos da Caern é analisada na unidade central. E mensalmente, cada regional faz os seus próprios exames. São observados os aspectos físicos, químicos e bacteriológicos, nas fases bruta, filtrada e tratada da água. Todas essas ações serão expostas e discutidas durante o seminário que será desenvolvido em Caicó.

Assu
Duas palestras também serão realizadas em Assu, nesta terça-feira (20), durante o Seminário de Águas do RN. A primeira será proferida por Juliana Ubarana, da Semarh, e versará a respeito de "Gestão de Resíduos Sólidos".A segunda apresentação, sobre "Saneamento Básico", ficará a cargo de Cleice Paz, do quadro técnico da Caern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário