terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto Barco Escola. Uma Aula de Educação Ambiental sobre as Águas do Rio Potengi

                                                        

O projeto Barco-escola Chama-maré é uma ação educativa desenvolvida pelo Programa Potengi Vivo, do Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP, da Universidade Potiguar – UnP, visando a recuperação do estuário Potengi.

A proposta é levar conhecimento e lazer à população dentro de uma questão de consciência ambiental. “O Chama-maré é uma estrutura flutuante que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental voltado para uma visão crítica e reflexiva sobre questões ambientais do rio Potengi”, explica a professora de História da Unp e responsável pelo barco, Carla Genuíno. A Embarcação, do tipo catamarã, foi patrocinada pela Petrobrás e tem capacidade para até 60 pessoas além da tripulação, que é formada por alunos e professores dos cursos de Turismo, História e Biologia da Universidade Potiguar.

Os passeios são verdadeiras aulas dentro de um roteiro construído pela equipe pedagógica. O trajeto inclui as belas paisagens e cartões postais (as naturais e as assinadas pelo homem) como a Fortaleza dos Reis Magos, a Ponte Newton Navarro e a chamada “ponte velha”, outro acesso à Zona Norte de Natal.

Ao longo de três anos de projeto, proximadamente 60 mil pessoas já navegaram pelas águas do Potengi a bordo do Barco-escola. As pesquisas realizadas pela equipe já catalogaram 25 novas espécies de animais, entre peixes e aves, provando que ainda há sobrevivência no local.

O Chama-maré faz de três a quatro passeios diários, com um número fechado de passageiros. As viagens são totalmente gratuitas, bastando apenas um agendamento prévio. “O que estamos tentando fazer é levar a conscientização às pessoas, de que cada um de nós somos responsáveis por nossa parte. Jogar aquele papelzinho na rua, que parece inofensivo, pode trazer um dano enorme quando todos nós pensamos dessa maneira. Uma cidade limpa é aquela que não precisa ser limpa”, conclui a professora.







Para agendar uma aula-passeio, o telefone é o (84) 3206-2439.

Um comentário:

  1. Prezados,



    Trabalho com pesquisa iconográfica numa editora em Curitiba, e estamos precisnado de uma imagem do projeto Barco-Escola Chama Maré. Por favor, se possível entrar em contato por email: franciele.grabowski@aymara.com.br.

    Desde já agradeço, e me coloco à disposição para eventuais esclarecimentos.

    Franciele Grabowski

    ResponderExcluir