quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caern faz mais de 100 mil atendimentos em ações de educação ambiental



Os projetos de educação ambiental executados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte contabilizaram milhares de atendimentos ao público. Somente através de dois programas, ”Caern na Comunidade” e “Caern nas Escolas”, a Companhia alcançou a marca de mais de 100 mil atendimentos em diversos bairros de Natal e atendeu a mais de 12 mil estudantes, de escolas públicas e particulares, em todo o Estado entre os anos de 2010 e 2011. As ações fazem parte do trabalho de ampliação das áreas de educação ambiental e sanitária e de comunicação social, que estão desenvolvendo projetos de mobilização comunitária, visando despertar o interesse da população para os temas voltados para a educação e preservação ambientais.
De acordo com o diretor-presidente da Caern, Walter Gasi, as ações tem como objetivo estreitar o relacionamento da Companhia com os seus clientes, com o detectando necessidades específicas dos consumidores, tanto em relação aos serviços de manutenção e operação dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgotos sanitários, como no atendimento da área comercial. “Melhorar a qualidade dos serviços vem sendo uma das principais metas implantadas pela nova gestão da Caern”, garante Gasi.
Na área de educação ambiental, a Caern recebeu estudantes de 31 escolas no período de 12 meses, que tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma mini estação de tratamento de água, localizada no Centro de Treinamento Saturnino de Brito, na sede da Administração Central, em Natal. A empresa realizou 70 exibições, com teatro de bonecos, em 48 instituições, além de ministrar palestras sobre o uso racional da água. O trabalho tem o objetivo de multiplicar informações e produzir bons hábitos a fim de evitar o desperdício de água.
NOS BAIRROS
O programa “Caern na Comunidade” aproxima a Caern e seus clientes. É realizado através de mutirão aos finais de semana, quando toda a estrutura da empresa é levada para os bairros selecionados. Simultaneamente, são desenvolvidas ações nas áreas comerciais, como parcelamento de débitos e operacionais, através da solicitação de uma religação, por exemplo, além das atividades de educação ambiental, com a distribuição de cartilhas e cartazes. Sempre há apresentações culturais como as do coral “Som das Águas”, constituído por empregados da ativa, familiares e aposentados da Companhia.
A Caern também se uniu a trabalhos desenvolvidos pela sociedade civil, de importância para a população, como o que está sendo executado em favor do Hospital Infantil Varela Santiago. A Companhia arrecada doações em dinheiro, através das contas de água, que são repassadas a esta instituição filantrópica. A Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) também recebe a colaboração da Companhia, através da geração de empregos para os assistidos pela entidade beneficente.
Para o seu público interno, a Caern desenvolve uma programação específica, como o ”Programa Ambiente Saudável”, haja vista que o material humano é imprescindível para a implementação das ações voltadas para o público externo, que forma o universo de seus clientes. Uma das ações do programa foi a substituição dos copos descartáveis por canecas de acrílico entregues aos empregados. A medida acabou com o descarte de mais de 5 milhões de copos de plástico por ano.


Flamínio Oliveira – ACS Caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário