sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ainda Existe Esperança


Passavam das  20:30 de ontem, sexta-feira dia 1º de Setembro... Sempre nesse horário como de costume me arrumo para ir me encontrar com meus amigos, para papearmos e/ou tomarmos umas no espetinho do Claudinho. Moro na Rua das Flores, Barirro São José na Cidade de Umarizal. Saí e ao chegar na aveninda Rio Umarí, uma rua depois da minha vejo um grupo de jovens brincando com algo na praça de São José, seria um bicho e de longe não consegui identificar, ao me aproximar me deparo com um animal e fico surpreso ao vê-lo, era um cágado, uma especie de tartruga de água doce, o mesmo andava na aveninda meio que perdido, ou totalmente perdido pois ali não era o habitat natural dele. Os Jovens não sabiam o que fazer com o animal, foi quando um teve a idéia de ir deixá-lo num açude que fica na cidade perto da BR 117, fiquei surpreso com a atitude do jovens e super feliz, rapidamente vim a minha casa, peguei uma caixa de papelão e juntamente com um dos jovens e com auxilio dos demais colocamos o animal na caixa de papelão e protamente me ofereci para fazer o transporte do animal até o açude, um dos jovens dono da moto ofereceu a moto e fomos colocar o animal em seu verdadeiro habitat. Um dos jovens falou "estamos fazendo nossa parte" e o que ia na moto comigo falou " tenho um pecado a menos" ri e me calei. Fomos e soltamos o bicho em seu devido lugar, ao lado das margens do açude. Depois falei que se todos tivessem a atitude que eles tiveram o mundo seria bem melhor, pois muitos animais não ofendem ninguém e merece respeito, afinal era uma vida, o jovem da moto concordou e eu sorri com um sorriso timido no canto da boca.
Isso prova que pecado a mais pecado a menos ainda há esperança com o nossos animais e meio ambiente, e olha que os jovens não tem muitas instruçãoes escolares, são todos evazivos das escolas e trabalham em uma prática quase escrava que é ser redeiros, ou seja, jovens que saem de suas cidades para vender redes entre outros objetos no Brasil a fora para ajudar no sutsento das familias. Para estes jovens tiro o meu chapéu e se já os respeitavam pelo seu trabalho, respeito ainda mais pela atitude que tiveram em realçao ao animal em defeso que vagava pelas nossas ruas.
A todos estes jovens e outros jovens que se preocupam com os animais e nosso meio ambiente, os meus mais sinceros agradecimentos.

Conheçam um pouco deste animal formidável:


Numa definição lata, podemos dizer que “cágado” é o nome dado a tartarugas de água doce. Existem várias espécies de cágados espalhados por todo o mundo: continente americano, africano, latino, asiático e europeu.
O cágado divide o seu tempo entre a terra e a água, havendo espécies mais aquáticas e outras preferencialmente terrestres. Cágado também vive fora da água.
Espécie: Phrynops tuberculatus. Família: Chelidae. Ordem: Testudinata. Classe: Répteis. Tamanho: 25cm de diâmetro da carapaça.Peso: 2,5Kg. Alimentação: Carnívoro.
Cágado não é tartaruga nem jaboti. Muitos os confundem, mas são animais diferentes. O cágado apresenta um pescoço comprido e quando recolhe a cabeça para dentro do casco, dobra o pescoço de lado. Alimenta-se de insetos, caramujos e peixes, sendo um carnívoro.
Esses animais vivem na água, mas não o tempo todo. As fêmeas adultas são maiores que os machos. Elas fazem seus ninhos no solo e põe de 1 a 14 ovos, podendo ter até duas posturas ao ano. Um cágado pode viver cerca de 70 anos.


2 comentários:

  1. Que história incrível !!!Ontem assisti um filme que fala sobre pessoas que pegam animais silvestres e depois não sabem o que fazer com o bicho e o largam por aí......é o que deve ter acontecido com este indefeso animal.........bjcas

    ResponderExcluir
  2. Pois é amiga, o pior é que estes animais muitas vezes morrem esmagados pelos veiculos... bjs

    ResponderExcluir