sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Contrastes do Uso da Água


É impossível olharmos esta foto e não nos sensibilizarmos com a situação, em quanto uns gastam de forma inconsciente, outros sofrem por não ter água para beber e se sujeitam as condições precárias. A situação da água do planeta é critica e temos que usá-la de forma que não disperdicemos. Água é vida e sem ela não há vida. Para isso temos que fazer nossa parte, dai segue umas dicas bem legais do consumo consciente do nosso mais precioso tesouro, a água! Além de conomizar água, salvar o planeta você ainda economiza em sua conta de luz.
  • Ao tomar banho: um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água. Banhos curtos economizam água e energia elétrica.
  • Ao escovar os dentes: com a torneira aberta, o gasto é de até 25 litros. Primeiro escove e depois abra a torneira para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágüe.
  • Ao apertar a descarga: uma válvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto. Por isso aperte apenas o tempo necessário.
  • Ao usar as torneiras: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto e se estiver pingando são 46 litros por dia.
  • Ao lavar louças: lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.
  • Ao lavar calçadas: muitas pessoas utilizam a mangueira como vassoura, desperdiçando água tratada na lavagem das calçadas. Use a vassoura e quando necessário um balde ao invés de deixar a mangueira aberta o tempo todo.
  • Ao lavar roupas: apenas use a máquina de lavar quando estiver bem cheia.
  • Ao lavar o automóvel: gasto médio de 560 litros em 30 minutos. Lavar apenas quando for realmente preciso, usando um balde em vez de mangueira, e economiza será de 520 litros.
  • Ao molhar plantas: primeiro, consulte a meteorologia para ver se vai chover! Regar somente o necessário usando um esguicho tipo "revólver", que libera a água só quando adicionado. Armazena a água da chuva para molhar suas plantas.
A poluição e o mau uso de mananciais ampliam a escassez hídrica e fazem do acesso á água potável um foco de tensão em diversas partes do globo. Sabemos que o grosso do que é usado pelo homem é apenas uma parte em 10 mil de toda a água do planeta. Estima-se que a principal disputa no planeta nos próximos 50 anos não será por petróleo, ouro ou carvão – mas por água. O alerta consta do relatório divulgado pela ONU no Dia Mundial da Água.
Poluição e desperdício reduzem a água disponível no Brasil. O país é rico em disponibilidade de água, com 12% do total do mundo, mas a distribuição no território é muito desigual. Em razão de uma rede de distribuição obsoleta, avariada e insuficiente para atender a população, 40% de toda a água encanada se perde. Além disso, mais da metade dos municípios brasileiros ainda não têm rede de esgoto, o que reduz a água potável disponível para o consumo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário