quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Escola Municipal de Natal busca parceiros para projetos ecológicos

Alunos e professores após mutirão de limpeza no manguezal

A Escola Municipal Francisca Ferreira, localizada na BR 226, Km 1, Bom Pastor, Natal, que tem a sua frente áreas em devastação de manguezais da ZPA8 (Zona Oeste) e nascentes e em suas costas resquício dunar da finada Mata do Camboim, além da proximidade a bolsões de pobreza, dondo vem a maior parte de sua clientela.

Diante do convívio com múltiplas carências e violências, inclusive, ambiental, a escola não pode e nem quer ficar inerte a esses situações de miserabilidade e devastação. Por isso, tem lutado histórica e fortemente para ser além de um bom centro de ensino, ser também um centro de apoio e desenvolvimento humano e ambiental.

Quem visitar a escola, fisicamente no endereço citado ou virtualmente através do blogwww.escolaff.blogspot.com, terá a nítida leitura de que ela não é uma escola comum e não deseja mesmo ser. Por isso, há mais de 06 (seis) anos tem sido a única ou uma das poucas escolas públicas de ensino fundamental do Brasil a prestar serviços sociais fisicamente 18 (dezoito) horas por dia e 07 (sete) dias por semana.

Em breve, via internet, quer prestar serviços 24 horas, inclusive, cursos diversos, certificados, gratuitos, inicialmente para educadores e gestores e alunos da rede municipal de Natal e, posteriormente, aberto a interessados em geral.

Para ampliar o tempo de prestação de serviços a Escola Municipal Fca. Ferreira está reformulando o projeto do seu blog/webportal, de forma a oferecer serviços 24 (vinte e quatro) horas por dia e 07 (sete) dias por semana. Como o desenvolvimento do webportal é feito por educadores curiosos e amadores em TIC’s, esses necessitam do apoio voluntário de acadêmicos e profissionais da informática e internet.

Na área ambiental a escola diferenciar-se ainda mais. Além do desafio de fazer seus alunos lerem, escreverem e realizarem operações matemáticas com desenvoltura, a escola esforça-se também  para fazê-los (re)acreditar que são eles os criadores de um mundo melhor e que devem investir individual e coletivamente em estudos sérios e em ações que colaborem com a sustentabilidade socioambiental do mundo, a partir da sua escola, sua casa e seu bairro.

Nesse sentido, a escola desenvolve o projeto EcoEscola: Construindo um espaço sustentável. Esse terá desdobramentos ou interfaces com outros projetos.
A escola também desenvolve, com o apoio de parceiros externos, outro importante e revolucionário projeto, o  EcoParque Bom Pastor. Ele propõe e orienta a criação um complexo de conservação ambiental de manguezal, com as estações educativas: Lazer e EcoEsportes, Produção Vegetal (que permitirá a geração de renda e alimentos para família associadas de baixa renda) e a ZooEscola do Mangue. Para sabe mais acessem www.ecoparquebompastor.blogspot.com.

A pedagoga Euzélia Neide Germano, que dirigida a instituição há quase 26 anos, tem sido a responsável pela multifuncionalidade e as 18 horas de prestação de serviços da escola. Já o educador físico Milton França Junior tem sido o principal idealizador e catalizador dos projetos verdes e tecnológicos da escola. Até agora não há apoio efetivo da Prefeitura de Natal para essas iniciativas da escola, apenas promessas. Aos interessados em apoiar, contate milttao@gmail.com.

Fonte: Sala Verde da UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário