domingo, 5 de junho de 2011

Saneamento Básico e Sustentabilidade

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) promoveu de 30 de maio a 3 de junho, o 3º Curso Saneamento Básico e Sustentabilidade, das 8h às 12h no auditório da Administração Central, situada na Avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol. O curso, que foi gratuito e teve as inscrições abertas pela internet, abriu a Semana Estadual do Meio Ambiente 2011, promovida pelo Governo do Estado. Os palestrantes foram do quadro de servidores da Caern, com títulos de especialista, mestre ou doutor e experiência em sala de aula, como professores universitários ou de cursos técnicos profissionalizantes. Os 90 participantes inscritos tiveram direito a receber certificado aos compareceram a 80% das aulas.

"Este curso é foi iniciativa importante da Caern, que passa a interagir de forma mais direta com a comunidade, abrindo as nossas portas, apresentando nossos profissionais e expondo nossa maneira de trabalhar", destaca o engenheiro da Companhia, Marco Calazans, que durante o evento abordou o tema "Tecnologias de Tratamento de Água". Para Calazans, o curso de saneamento básico é uma ferramenta de educação ambiental. "Estamos, na prática, formando novos multiplicadores ambientais", enfatiza o palestrante.

O público alvo da iniciativa foram estudantes da área de Meio Ambiente, universitários e profissionais do segmento interessados em conhecer mais sobre os temas integrantes da programação. Os tópicos em discussão envolveram desde o desenvolvimento sustentável até aspectos relacionados aos sistemas de esgotamento sanitário. Durante os cinco dias de curso, os participantes poderam refletir, debater e aprender sobre os mais variados aspectos do meio ambiente, através das palestras sobre o Desenvolvimento sustentável, Abastecimento de água: desafio do século XXI, Diretrizes do saneamento básico, Tecnologias de Tratamento de Água, Sistemas de esgotamento sanitário e Fatores que comprometem as redes de esgotos.

Um dos pontos altos do evento estava reservado para o úlitmo dia, 03 de junho. Logo cedo, houve o deslocamento dos participantes para conhecer a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Baldo, uma das obras de saneamento básico mais importantes do Estado, com investimento superior a R$ 84 milhões e que atenderá a um população de mais de 200 mil pessoas em 21 bairros de Natal. Em seguida, os alunos fizeram visita à Estação de Tratamento de Água de Extremoz.

Abaixo segue as fotos da visitasção dos alunos do Curso de Saneamento Básico e Sustentabilidade. Destaque vai para o recém fomado em Gestão Ambiental, Daniel Silva que participou 100% do curso:

Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Baldo














Estação de Tratamento de Água (ETA) de Extremoz.













Nenhum comentário:

Postar um comentário