domingo, 21 de novembro de 2010

Saneamento Básico e turismo: O que estas coisas têm em comum?

Saneamento Básico e turismo: O que estas coisas têm em comum?
Com a falta de saneamento, a cidade cresce o número de doentes e enfraquece o turismo local

Com o saneamento básico estruturado o municipio ganha através dos turistas e econimiza dinheiro nos cofres públicos

CARLOS TIEGHI


Coleta e tratamento de esgoto são direitos garantidos constitucionalmente no país. Esse reconhecimento legal se deve aos impactos dos serviços na saúde e no meio ambiente. Sua carência também influencia as áreas de educação, trabalho, economia,biodiversidade e turismo. A realidade traduzida em um deficit de rede coletora de esgotos para 57% da população (dado de 2008 do Sistema Nacional de Informações de Saneamento) revela, no entanto, o atraso da agenda nacional em saneamento. Apesar de o país possuir hoje o 10º maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo, está na 73ª posição quando o assunto é IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Em um terceiro ranking, o de pessoas sem acesso a banheiro, divulgado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o país aparece em 9º lugar: são 13 milhões sem um banheiro em casa.

Uma pesquisa do Instituto Trata Brasil encomendada à FGV e intitulada "Saneamento, Educação, Trabalho e Turismo" mostra que a indústria do turismo, apesar de proporcionar mais arrecadação e renda, não gera melhorias no subinvestimento na área. Contrapondo-se ao aumento de arrecadação e renda, a indústria do turismo gera custos ambientais e sociais cujo resultado é o próprio esvaziamento e a redução do consumo turístico. A maioria das praias está poluída, o que faz com que a população passe a frequentar locais cada vez mais distantes  dos centros urbanos. Apesar de serem o principal destino turístico no Brasil, as cidades com praias têm menos acesso à rede de esgoto que as não litorâneas. Uma melhora nos índices de coleta e tratamento de esgotos traria benefícios às cidades e, consequentemente, mais turistas e mais renda. Um país que receberá milhares de turistas durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 deveria priorizar os investimentos nessa área, fundamental para o desenvolvimento e para a melhoria geral da qualidade de vida. O melhor legado que as cidades sede da Copa, todas destinos turísticos importantes, poderiam deixar à sua população seria uma solução definitiva para os seus esgotos. Seria, talvez, mais motivo de orgulho aos seus governantes e moradores do que outras obras vultosas, mas de aproveitamento questionável para a sociedade local.

CARLOS TIEGHI é presidente do conselho do Instituto Trata Brasil
 

Um comentário:

  1. Precisamos cobrar dos nossos governantes Politicas Públicas voltadas para a melhoria do meio ambiente e da população. Com isso, Saneamento é algo importante na vida da população, como já diz, é o básico, já que investindo em Saneamento Básico é diminuir o dinheiro nos cofres públicos e com isso poderia investir em outras áreas como educação, cursos entre outros requisitos. Parabéns pelo blog.

    Sérgio Cavalcante - SP

    ResponderExcluir