sábado, 15 de outubro de 2011

15 de Outubro, Dia do Educador Ambiental


O Educador Ambiental atua diretamente com crianças, empresas e comunidade, no sentido de conscientizá-las da necessidade de uma mudança correta de atitudes.É impossível falar em Educação Ambiental voltando-nos exclusivamente para a escala planetária ou para a escala nacional. Pelo contrário. Ela envolve todas as escalas. Começa em casa. Atinge a rua e a praça. Engloba o bairro. Ultrapassa as periferias. Repensa o destino dos bolsões de pobreza. Atinge as peculiaridades e diversidades regionais para, só depois, integrar, em mosaico, os espaços nacionais.
Trata-se de um processo educativo que envolve ciência e ética e uma renovada filosofia de vida. Trata-se de mudar enfoque, ajudando a preservação da biodiversidade; reintroduzindo a vegetação onde for possível; seqüestrando o gás carbônico liberado para a atmosfera nos últimos 100 anos da Revolução Industrial; multiplicando os bancos de germoplasmas necessários à produção de alimentos; reintroduzindo biomassas de interesse ambiental, social e econômico.
Parabenizamos todos os educadores Ambientais do Planeta, em especial:

                                            Aparecida (Pedagoga/14ª DIRED)


                                          Daniel Silva ( Tecnólogo Ambiental/CJ)

                                                         Rita de Lourdes (NEA)

                                                Fernando Cordeiro (Letras/CJ-RN)

                                                Da Paz (Pedagoga/14ª DIRED)

                                              Arthur Salviano (Psicólogo/CJ)

                                              Emanuel Coringa (Artes Cênicas/CJ)

                                               Camila Barros (Serviço Social/CJ)

 Tiago Lincka (Bibliotecário/CJ)


A todos estes profissionais de diferentes áreas e que tiram do seu tempo corrido espaços para lutar por um mundo ambientalmente saudável, os mais sinceros votos de nós que fazemos o MUDA (Movimento Umarizalense em defesa Ambiental)

2 comentários:

  1. valeu daniel, essa coincidencia de data 15 de outubro, ( dia do professor e dia do Educador ambiental)´e muito importante, haja vista não haver separação entre as duas instancias. somos por profissao, prfessor e por natureza, educador ambiental.
    um xero
    da Paz Coringa

    ResponderExcluir
  2. Realmente Da Paz, realmente não há separação. existem professores tradicionais que ensinam em suas escolas, mas também os professores informais. Educação sempre, seja ela formal ou informal.

    ResponderExcluir