terça-feira, 21 de setembro de 2010

22 de Setembro é o Dia Mundial Sem Carro



O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
Belo Horizonte tem aderido de forma tímida, mas crescente a cada ano, ao Dia Mundial Sem Carro, com campanhas e fechamento de ruas para uso exclusivo de pedestres. Em 2005, foi realizada a primeira pedalada promovida pelo MTB-BH. Em 2006, o pedal-manifesto se repetiu, dessa vez fazendo parte da programação oficial da data, e contando com cerca de 170 ciclistas. E desde então o número vem aumentando a cada edição.

Automóveis: problemas causados pelo uso massivo...

Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.
Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.

Assim como em muitos países e em estados aqui do Brasil, Natal no Rio Grande do Norte não fica parado e põe suas bikes para rodar na cidade, além de um evento com palestras sobre Transportes Sustetáveis. Vejam a programação para toda a semana.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira – 18h - Prefeitura até o IFRN – I DESAFIO INTERMODAL DE NATAL (desafio entre: bicicleta, ônibus, carro e motos)

Quarta – 9h - Centro (Praça Kennedy) – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA, BIKES E PANFLETAGEM (aceitamos voluntários e idéias para expor) – dia inteiro!!!;.

Quarta-feira – 18h - IFRN – Massa Crítica – DIA MUNDIAL SEM CARROS – Passeio até Ponta negra;

Quinta-feira – 18:30h -IFRN “auditório” – Fórum Transporte Sustentável em Natal – De hoje à Copa –
(evento pra família, amigos e outros no CEFET);

Sexta-feira – 18:30h – UFRN “auditório do DCE” – Fórum Transporte Sustentável em Natal – De hoje à Copa – (evento pra família, amigos e outros na UNIV.FEDERAL);

Sábado – 15H – Bicicletada de setembro – “Tradicionalmente no IFRN”.


                http://bicicletadanatalrn.blogspot.com/

Um comentário: