quinta-feira, 11 de junho de 2009

O QUE É AGROECOLOGIA? PARA VOCE ENTENDER.

A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos, por exemplo. Vai além das técnicas orgânicas de cultivo, pois inclui elementos ambientais e humanos, é, praticamente, um modo de vida que busca resgatar e valorizar o conhecimento tradicional da agricultura de base familiar.
É uma disciplina que engloba princípios ecológicos básicos para estudar, planejar e manejar sistemas agrícolas que, ao mesmo tempo, sejam produtivos, economicamente viáveis, preservem o meio ambiente e sejam socialmente justos.
Em relação à agricultura tradicional, a agroecologia se distingue ao utilizar os recursos naturais, permitindo a renovação do solo de forma natural e mantendo a biodiversidade.
Os sistemas agroecológicos também se desenvolvem por meio de sistemas florestais, onde se combinam atividades extrativistas com a agricultura familiar sustentável. Nessa modalidade, o agroextrativismo, o conhecimento e as práticas culturais de povos tradicionais são de grande importância.
A construção da agroecologia implica no desenvolvimento de novos valores de fundamentem as relações dos agricultores familiares com o mercado, o que requer a criação de diferentes estratégias de organização e comercialização com base na solidariedade e na ética. Assim, é possível estabelecer uma aliançca entre consumidores e produtores que seja socialmente justa.
Em umarizal ja existe uma feira agroecologica.

Um comentário:

  1. Olá pessoal do MUDA, tudo certo com vocês por aí? Encontrei o endereço deste blog no blog do Circuito Tela Verde. Venho nesta mensagem convidar vocês a conhecerem o Portal do Observatório Humano Mar, o projeto de educação ambiental responsável pela realização dos 30 documentários que fazem parte do Tela Verde.
    http://www.humanomar.com.br
    Este portal pretende agrupar discussões ambientais não apenas sobre a região onde o nosso projeto acontece, a Bacia de Campos no RJ, mas também gostaríamos de receber colaborações de outras regiões do Brasil.
    Fica aqui o convite, acessem o site, façam seus cadastros e compartilhem experiências ambientais com gente de todo Brasil.
    Um forte abraço,
    João Xavi

    ResponderExcluir