sexta-feira, 26 de junho de 2009

ECOJOVEM


Grupo ecológico Ecojovem, atualidade e responsabilidade com o Meio Ambiente

Diante dos graves problemas ambientais que vem ocorrendo no mundo, país, estado e nas cidades, o professor José Aldo Monteiro com sua experiência de trabalhar com jovens em defesa a causa, resolveu elaborar um projeto na escola estadual professora Marluce Lucas em João Câmara a 75 KM da Capital do Estado, no qual denominou-se de “PROJETO CONHECER E PRESERVAR” onde foi aceito pelos alunos, direção da escola e até mesmo pela secretaria de educação do nosso estado.
Atualmente, o professor José Aldo vem coordenando o grupo ecológico a mais de 2 anos, os jovens ao ingressarem no grupo, participam de um curso básico de Meio Ambiente, Cidadania e Primeiros Socorros, sendo assim, ficando-os preparados para lutar por uma boa qualidade de vida.
O grupo é composto por 40 alunos devidamente matriculados na escola, sendo dividido por uma diretoria que atualmente tem como Presidente o estudante Bruno Rafael, vice-presidente Aleson Da Silva, Secretária Patrícia Araújo, Tesoureira Janycleide Bento, Diretor de Zoologia Leandro Santos, Diretora de Botânica Daniela Bento, Assessor Técnico Manuel Messias, Diretor de Relações Públicas Izaque Cavalcante e o Ouvidor Geral Francisco De Assis.
O grupo tem em sua agenda grandes e importantes eventos que devem serem realizados ao ano todo, tais como: Semana Ecológica, Feira de Ciências, Campanha Natal Sem Fome, palestras e etc... Ao longo desses dois anos de existência, o grupo sempre teve sua responsabilidade social, todos os anos, realizam a campanha NATAL SEM FOME, onde os componentes arrecadam gêneros alimentícios e transformam em sextas básicas, e logo em seguida distribuem em comunidades carentes de nossa cidade.
A escola segue com a concepção que é possível, de forma criativa, mudar o comportamento dos pequenos estudantes e torná-los agentes de defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável. Projetos que explorem fatos do cotidiano dos alunos e que possam ser desenvolvidos contínua e profundamente ao longo do ano letivo, são eficientes porque permitem que o aluno perceba como ele pode interferir crítica responsavelmente sobre sua realidade ambiental. A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.
Desde ja agradeço ao colega Bruno que disponibilizou textos e fotos para nosso blog, parabens pelo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário