quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sustentabilidade e Cidadânia. Estes são exemplos dados por um Professor de uma escola Caraubense!


Um trabalho desenvolvido na Escola Municipal Josué de Oliveira, vem merecendo destaque no município de Caraúbas/RN. Trata-se de um plantio de hortaliças, que segue todos os procedimentos ligados à sustentabilidade.
O projeto é coordenado pelo professor Antônio Pinheiro e por um grupo de 15 alunos do 9º Ano. Meses atrás eles passaram a acumular garrafas plásticas para criarem hortas e, diariamente, os estudantes seguem o cronograma para cuidar do que foi plantado.

Alunos tomam os devidos cuidados com o cultivo.

O que mais chama a atenção é o cuidado que o grupo tem com o solo e com os vegetais. Num grande exemplo de cidadania e desenvolvimento sustentável, todo o processo é realizado de maneira orgânica. São produzidos gêneros como coentro, alface, pimentão, entre outros. A produção é voltada para incrementar a merenda escolar, e o excedente é vendido entre os funcionários da própria escola. O dinheiro arrecadado serve para comprar os acessórios necessários para dar suporte ao cultivo nas seis grandes hortas.
Gêneros cultivados são utilizados na merenda escolar e vendidos entre os funcionários.



EDUCADOR QUE DESENVOLVEU O PROJETO FALA DA IMPORTÂNCIA DO MESMO!
Professor Pinheiro e o aluno Allan, cuidando das hortaliças.

Em conversa com o blog CARAÚBAS HOT NEWS do municipio de Caraúbas, o professor Antônio Pinheiro, que coordenada o projeto com hortaliças na Escola Municipal Josué de Oliveira, fez questão de destacar a importância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Para ele, é uma forma de dar responsabilidade aos estudantes.

"Iniciamos o projeto com os alunos sabendo que iríamos enfrentar muitas dificuldades. Mas, o esforço de todos foi fundamental para obtermos êxito. Nosso cultivo cresce a cada dia e já temos seis grandes hortas. Começamos com uma pequena pá e um regador e hoje temos nossos próprios acessórios", disse.

Para fazer cada horta, são necessárias 147 garrafas plásticas. Além disso, com o dinheiro arrecadado com a venda dos gêneros já garantiu a compra de mangueiras, pás, e outros equipamentos. Também foi realizado um sorteio beneficente, que colaborou para a compra de aspersores e de um pequeno motor.


Aspersores ajudam a regar o plantio.

O educador ainda fez questão de destacar o empenho dos alunos e pediu auxílio daqueles que desejam colaborar. "Todos os dias, nossos alunos têm a consciência de que devem cuidar do plantio. Seja durante a semana ou até feriados, sempre tem alguém disponível para ajudar. Dessa forma, pedimos até a ajuda dos que desejam colaborar conosco, pois o nosso projeto é sério e serve como referência para quem busca a sustentabilidade", concluiu Pinheiro.




Por: Maykon Oliveira
Fonte: Caraúbas Hot News
Link da Postagem: http://www.caraubashotnews.com.br/search?updated-max=2010-11-30T11%3A30%3A00-03%3A00&max-results=15

















segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Atriz que viveu uma menina muito sapeca na TV Se Preocupa com o Meio Ambiente

Alguém ao ver esta foto reconhece a atriz?
Pois bem, esta linda mulher, tem 34 anos, casada e mãe de duas filhas. Participou de vários programas na TV além de dirigir outros. Mas o fato dela está aqui no Blog não é a brilhante carreira que ela fez ao longo dos anos com sua personagem, eu assistia e adorava, bem na minha infância, rs!
O fato dela está aqui é pela sua preocupação com o nosso Meio Ambiente. Atualmente, ela tem voltado sua energia para a grife infantil The Little Seed, que lançou ao lado do marido. A idéia de abrir uma loja de roupas para crianças surgiu da dificuldade que Soleil tinha em encontrar produtos não-tóxicos e produzidos de forma que não agredissem o meio ambiente para suas filhas.
Disposta a lutar pelo futuro do planeta onde suas filhas crescerão, a menina que encantou crianças de todo o mundo usando um tênis de cada cor tornou-se uma eco-friendly. Todos os produtos comercializados pela sua marca são feitos com material orgânico. Longe dos holofotes desde 2008, ela tem se dedicado a preservação ambiental. Alguém teria pensado em um desfecho melhor para a garota levada da breca?
Pois bem leitores, esta linda mulher é a garotinha mais sapeca que apareceu na TV, Punk a Levada da Breca. Parabéns a nossa eterna Punk pelo trabalho na TV e agora pelo trabalho voltado aos cuidados do nosso Meio Ambiente.

Fonte: Adaptado do MSN ENTRETENIMENTO



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dinamarca, país de primeiro mundo. UMA CHOCANTE VERGONHA MUNDIAL, INACEITÁVEL!

O mar se tinge de vermelho, entretanto não é devido aos efeitos climáticos da natureza.

Se deve a crueldade com que os seres humanos (ser civilizado) matam centenas dos famosos e inteligentíssimos Golfinhos Calderon.


Isso acontece ano após ano na Ilha Feroe na Dinamarca. Deste massacre participam principalmente jovens
Por que? Para demonstrar que estes mesmo jovens já chegaram a uma idade adulta, estão maduros


Em tal celebração, nada falta para a diversão TODOS PARTICIPAM DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, matando ou vendo a crueldade “apoiando-a como espectador”.

Cabe mencionar que o golfinho calderon, como quase todas as outras espécies de golfinhos, se aproxima do homem unicamente para interagir e brincar em gesto de pura amizade.



Eles não morrem instantaneamente, são cortados uma ou duas vezes com ganchos grossos. Nesse momento os golfinhos produzem um som estridente bem parecido ao choro de um recém-nascido.


Mas sofre e não há compaixão até que este dócil ser se sangre lentamente e sofra com feridas enormes até perder a consciência e morrer no seu próprio sangue.

Finalmente estes heróis da ilha, agora são adultos racionais e direitos, já demonstraram sua maturidade.
 

Basta
Divulguem estas até que o mesmo chegue alguma associação de defesa dos animais, não leremos somente.
Isso nos transformaria em cúmplices, ESPECTADORES.



Cuide do mundo, ele é sua casa!





























domingo, 21 de novembro de 2010

Saneamento Básico e turismo: O que estas coisas têm em comum?

Saneamento Básico e turismo: O que estas coisas têm em comum?
Com a falta de saneamento, a cidade cresce o número de doentes e enfraquece o turismo local

Com o saneamento básico estruturado o municipio ganha através dos turistas e econimiza dinheiro nos cofres públicos

CARLOS TIEGHI


Coleta e tratamento de esgoto são direitos garantidos constitucionalmente no país. Esse reconhecimento legal se deve aos impactos dos serviços na saúde e no meio ambiente. Sua carência também influencia as áreas de educação, trabalho, economia,biodiversidade e turismo. A realidade traduzida em um deficit de rede coletora de esgotos para 57% da população (dado de 2008 do Sistema Nacional de Informações de Saneamento) revela, no entanto, o atraso da agenda nacional em saneamento. Apesar de o país possuir hoje o 10º maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo, está na 73ª posição quando o assunto é IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Em um terceiro ranking, o de pessoas sem acesso a banheiro, divulgado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o país aparece em 9º lugar: são 13 milhões sem um banheiro em casa.

Uma pesquisa do Instituto Trata Brasil encomendada à FGV e intitulada "Saneamento, Educação, Trabalho e Turismo" mostra que a indústria do turismo, apesar de proporcionar mais arrecadação e renda, não gera melhorias no subinvestimento na área. Contrapondo-se ao aumento de arrecadação e renda, a indústria do turismo gera custos ambientais e sociais cujo resultado é o próprio esvaziamento e a redução do consumo turístico. A maioria das praias está poluída, o que faz com que a população passe a frequentar locais cada vez mais distantes  dos centros urbanos. Apesar de serem o principal destino turístico no Brasil, as cidades com praias têm menos acesso à rede de esgoto que as não litorâneas. Uma melhora nos índices de coleta e tratamento de esgotos traria benefícios às cidades e, consequentemente, mais turistas e mais renda. Um país que receberá milhares de turistas durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 deveria priorizar os investimentos nessa área, fundamental para o desenvolvimento e para a melhoria geral da qualidade de vida. O melhor legado que as cidades sede da Copa, todas destinos turísticos importantes, poderiam deixar à sua população seria uma solução definitiva para os seus esgotos. Seria, talvez, mais motivo de orgulho aos seus governantes e moradores do que outras obras vultosas, mas de aproveitamento questionável para a sociedade local.

CARLOS TIEGHI é presidente do conselho do Instituto Trata Brasil
 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Municipio de Olho D'agua do Borges-RN, Vive Um Novo Tempo, Com Ações Voltadas Para a Preservação do Meio Ambiente.



O municipio de Olho D'agua do Borges-RN, está vivendo a realidade de um novo Programa Social, desta vez , um Programa de Cunho Ambiental, todo voltado para o desenvolvimento sustentável. No período de 17 a 18 de novembro, o municipio vai sendo mobilizado socialmente, através de palestras socio-educativas nas escolas do muncipio, tanto na Área Urbana , quanto na Zona Rural. As Ações de Educação Ambiental, estão sendo realizadas numa parceria, entre as Equipes Tècnicas, da Secretria Municipal de Educação e Cultura do Municipio de Olho D'agua do Borges-RN e os Tècnicos da Empresa Vale Verde, no Programa de Recomposição da Mata Ciliar na territorização daquele municipio.





terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Carta da Terra


A Carta da Terra




PREÂMBULO

ESTAMOS Diante De Um Momento Crítico na História da Terra, n'uma Que in Época uma humanidade DEVE escolher o Seu Futuro. À Medida Que O Mundo Torna-SE CADA Vez Mais Frágil e interdependente, o Futuro reserva, AO MESMO tempo, Perigo Grande e Grande Esperança. Pará Seguir adiante, devemos reconhecer Que, nenhum de Meio UMA MAGNÍFICA Diversidade de Culturas e Formas de Vida, SOMOS UMA Humana Família e UMA COMUNIDADE COM terrestre Comum Destino um. Devemos juntar nsa parágrafo Gerar UMA Sociedade Sustentável fundada global não Respeito Pela Natureza, nsa Universais DIREITOS HUMANOS, NA Econômica Justiça e n'uma paz da Cultura. Chegar Pará um Propósito este, e imperativo Que NÓS, OS Povos da Terra, declaremos uns Nossa Responsabilidade parágrafo COM OS Outros, com uma grande COMUNIDADE de Vida e com Gerações Futuras como.


TERRA, NOSSO LAR


A humanidade e Parte De Um Vasto Universo em Evolução. Um Lar Nosso Terra, e viva Como UMA COMUNIDADE de Vida incomparável. Como Forças da Natureza Fazem da Existência Uma Aventura incerta e Exigente, Más a Terra providenciou como condições par uma Essenciais Evolução da Vida. A CAPACIDADE de Recuperação de Vida da COMUNIDADE EO Bem-Estar da humanidade dependem da Preservação de biosfera COM UMA Saudável Todos Ecológicos SEUS Sistemas, Uma rica variedade de animais e Plantas, solos fertéis, Águas Puras e ar limpo. O Meio Ambiente global COM SEUS Recursos finitos e UMA preocupação Comum de Todos os Povos. A Vitalidade da Proteção, Diversidade e Beleza da Terra e Dever sagrado um.


A SITUAÇÃO GLOBAL


Os Padrões dominantes de Produção e Consumo estao causando devastação ambiental, esgotamento dos Recursos e UMA massiva extinção de Espécies. Sendo Comunidades estao arruinadas. Os Benefícios do Desenvolvimento nao estao Sendo Divididos eqüitativamente EA Diferença Entre Ricos e Pobres estabele aumentando. A injustiça, a Pobreza, a ignorancia e Conflitos Violentos OS aumentado dez e São Causas de grande Sofrimento. O SEM precedentes Crescimento da População Humana SO TEM sobrecarregado e ecológico Sistemas social. Como bases da Segurança ameaçadas estao global. Essas Tendências São Perigosas, Mas nao inevitáveis.


DESAFIOS Futuros


A ESCOLHA e Nossa: Formar UMA Aliança global n º Cuidar da Terra e uns dos Outros OU arriscar uma destruição Nossa bis da Diversidade da Vida. São necessárias Mudanças NOSSOS in Fundamentos de Valores, Instituições e Modos de Vida. Devemos Que entendre, quando supridas como Necessidades Básicas FOREM, o Desenvolvimento Humano Será, será primariamente voltado A mais serviços e nao A mais ter. Temos o Conhecimento ea Tecnologia Necessários abastecer um par de Todos e Impactos reduzir NOSSOS Meio Ambiente não. O surgimento de UMA Sociedade civil global estabele relatórios top Novas Oportunidades parágrafo hum Construir Mundo Democrático e Humano. Desafios Ambientais NOSSOS, Econômicos, Políticos, Sociais e Espirituais estao interligados e Juntos PODEMOS inclusivas forjar Soluções.


Responsabilidade UNIVERSAL


ESTAS Realizar Pará aspirações, devemos Decidir hum Viver com Sentido de Responsabilidade com universal, identificando-nsa urna comunidade terrestre Como UM TODO, Bem Como Nossas comunidades com Barra Mansa. Somos, AO MESMO tempo, cidadaos de Nações Diferentes e Um Mundo de qua não como Dimensões local e global estao ligadas. CADA compartilha UM PRESENTE Pelo Responsabilidade e Futuro "Pelo Bem-Estar da Família Humana e de Todo o Mundo dos Seres vivos. O Espírito de Solidariedade Humana e de parentesco com Toda A Vida é fortalecido quando Vivemos com reverencia o Mistério da Existência, com Gratidão Pelo dom da Vida e com humildade in Relação AO Lugar Que o Ser Humano ocupa nd Natureza.

Necessitamos de Urgência COM UMA Visão compartilhada de Valores Básicos hum proporcionar parágrafo Fundamento Ético à emergente COMUNIDADE Mundial. So as to, Juntos nd Esperança, afirmamos Princípios OS seguintes, interdependentes, visando um hum MoDo de Vida Sustentável Como Padrão Comum, atraves dos cais Quais d'Orsay uma Conduta de Todos os indivíduos, Organizações, Empresas, governos e transnacionais INSTITUIÇÕES Será, será avaliada e Dirigida.


PRINCÍPIOS


I. RESPEITAR E Cuidar DA COMUNIDADE DE VIDA


1. Respeitar a Terra um bis in Diversidade SUA Vida Toda.


1. Reconhecer Que de Todos os Seres São interdependentes e CADA Forma de Vida valor dez, independentemente de Utilidade SUA parágrafo OS Seres Humanos.

2. Afirmar um fe nd Dignidade inerente de Todos os Seres Humanos e nenhum potencial intelectual, artístico, Ético e da humanidade Espiritual.

2. Cuidar da Comunidade da Compreensão com Vida, amor e compaixão.

1. Aceitar Que, com o Direito de possuir, Administrar e Recursos Naturais USAR OS, a VEM o Dever de Prevenir Danos OS AO Meio Ambiente e de Proteger OS Direitos das PESSOAS.

2. Que Assumir, com o aumento da Liberdade, dos conhecimentos e do poder, uma VEM

Maior Responsabilidade Comum de PROMOVER O bem.


3. Construir Sociedades democráticas Justas Que sejam, participativas, Pacificas e Sustentáveis.


1. Assegurar Que como comunidades de Todos os níveis garantam in OS Direitos Humanos e Liberdades que proporcionem e Fundamentos de uma Pessoa CADA uma Oportunidade de pleno Realizar Seu potencial.

2. PROMOVER um Econômica Justiça e social, propiciando uma TODOs Obtenção de UMA condição de Vida significativa e segura, Que SEJA ecologicamente Responsável.


4. Assegurar uma generosidade eA Beleza da Terra como parágrafo ATUAIS e como Futuras Gerações.


1. Reconhecer Que uma Liberdade de Ação de CADA Geração e condicionada Pelas Necessidades das Gerações Futuras.

2. Gerações Futuras Transmitir Às Valores, Tradições Instituições e apóiem Que uma das comunidades Prosperidade e Humanas Ecológicas da Terra um Longo Prazo.


II. InteGridade ECOLOGICA


5. Proteger e restaurar um Atenção InteGridade dos Sistemas Ecológicos da Terra, com especial à Diversidade Biológica e EAo Processos Naturais sustentam Que a Vida.


1. Todos Adotar, in OS níveis, Planos e regulamentações de Desenvolvimento Sustentável com Que Que façam um Conservação EA Reabilitação ambiental sejam Parte integrante de Todas As Iniciativas de Desenvolvimento.

2. stabelecer Proteger e Reservas Naturais e viaveis da biosfera, Incluindo Terras Selvagens e áreas marinhas, parágrafo Proteger OS Sistemas de sustento a Vida da Terra, MANTER um Biodiversidade e Preservar Nossa Herança natural.

3. PROMOVER um Recuperação de Ecossistemas e Espécies ameaçados.

4. Controlar e erradicar Organismos Não-Que Nativos Modificados geneticamente UO

causem Dano Às Espécies Nativas e AO Meio Ambiente e IMPEDIR uma INTRODUÇÃO Deusas

Organismos prejudiciais.

5. Administrar o USO de Recursos Renováveis Como Água, solo, Produtos Florestais e Vida Marinha de forma Que nao excedam Às taxas de Regeneração Que protejam e Saúde dos Ecossistemas um.

6. Administrar um EO USO Extração de Recursos Não-Renováveis, minerais Como Combustíveis fósseis e de forma Que o esgotamento minimizem e nao causem grave Dano ambiental.

6. Prevenir o Dano AO Ambiente Como O Melhor Método de Proteção Ambiental e, quando o Conhecimento de Limitado, assumir UMA postural de precaução.


1. , Agir parágrafo evitar uma possibilidade de Danos Ambientais Irreversíveis serios OU MESMO quando o Conhecimento Científico para a UO incompleto nao conclusivo.

2. Impor o ônus da Prova naqueles afirmarem Que Que uma Atividade PROPOSTA nao causará Dano significativo e Que Fazer com o contraditório interessadas sejam responsabilizadas Pelo Dano ambiental.

3. Assegurar Que considerem como Tomadas de DECISÃO As conseqüências cumulativas, a Longo Prazo, indiretas, de Longo Alcance e Globais das Atividades Humanas.

4. IMPEDIR um Poluição Parte QUALQUÉR de Meio Ambiente fazer e nao Qual tipo o aumento de substâncias radioativas, substâncias Tóxicas OU OUTRAS Perigosas.

5. Atividades Militares Evitar Que causem Dano AO Meio Ambiente.


7. Adotar Padrões de Produção, Consumo e protejam Reprodução Que como capacidades regenerativas da Terra, OS DIREITOS HUMANOS EO Comunitário Bem-Estar.


1. Reduzir, reutilizar e reciclar materiais Usados nsa Sistemas de Consumo e Produção e garantir Que OS Resíduos assimilados possam serviços Pelos Sistemas Ecológicos.

2. Atuar com moderação e não Eficiência de Energia OSU e Contar com CADA Vez Mais Fontes Energéticas Renováveis, Como um e Energia Solar do vento.

3. PROMOVER o Desenvolvimento, a adoção EA TRANSFERÊNCIA Equitativa de Tecnologias

seguras Ambientais.

4. Totalmente INCLUIR OS Custódio Ambientais e Sociais de Bens e Serviços não preco de venda OS Habilitar Consumidores e Produtos identificar um Que satisfaçam As Mais altas e Sociais Normas Ambientais.

5. Garantir Acesso universal à Assistência de Saúde. Que fomente uma Saúde Reprodutiva eA Reprodução Responsável.

6. Adotar estilos de Vida Que acentuem uma Qualidade de Vida e números material subsistencia Mundo finito.


8. Avançar o Estudo Ecológica da sustentabilidade e PROMOVER o Intercâmbio Aberto e Ampla Aplicação do Conhecimento adquirido.


1. APOIAR um Cooperação Científica e Técnica internacional relacionada à sustentabilidade, com especial Atenção Às Necessidades Desenvolvimento das Nações in.

2. OS Reconhecer e Preservar conhecimentos Tradicionais EA Sabedoria Espiritual in Todas As Culturas parágrafo contribuem Que uma Proteção Ambiental Humano EO Bem-Estar.

3. Garantir Que Informações do Pará vital importancia uma Humana Saúde e Pará Um Proteção Ambiental, Incluindo Informação Genética, permaneçam Disponíveis AO dominio Público.



III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA


9. Erradicar um Pobreza Como eh imperativo Ético, social e ambiental.


1. Garantir o Direito à Água potável, ar puro AO, Segurança Alimentar à, EAo solos contaminados nao, Abrigo AO e Seguro Saneamento, Recursos alocando OS Nacionais e Internacionais demandados.

2. Prover CADA Ser Humano de Educação e Recursos parágrafo assegurar UMA condição de Vida Sustentável e proporcionar Seguro Social e Segurança coletiva EAo Que nao São capazes de se MANTER Conta Própria por.

3. ignorados Reconhecer os, vulneráveis OS Proteger, àqueles SERVIR Que sofrem e habilitá-los SUAS um desenvolverem capacidades e alcançarem aspirações SUAS.


10. Garantir Que como Atividades Econômicas e INSTITUIÇÕES in de Todos os níveis promovam o Desenvolvimento Humano Sustentável e de forma Equitativa.


1. PROMOVER um Distribuição Equitativa da Riqueza Dentro e empreendedorismo como das Nações.

2. Incrementar OS Recursos intelectuais, Financeiros, Técnicos e Sociais das Nações in Desenvolvimento e libera-las de dívidas onerosas Internacionais.

3. TODAS Que Assegurar a Transações Comerciais apóiem o USO de Recursos Sustentáveis, a Proteção Ambiental e Normas trabalhistas progressistas.

4. Que corporações multinacionais Exigir e Organizações Financeiras Internacionais

Benefício atuem in com Transparência do Bem Comum e responsabilizá-las Pelas

Conseqüências de Atividades SUAS.


11. Afirmar uma igualdade EA EQÜIDADE dos Gêneros Como pré-requisitos par o Desenvolvimento Sustentável e assegurar o Acesso à Educação universal, Assistência de Saúde e As Oportunidades Econômicas.


1. Assegurar OS DIREITOS HUMANOS das Mulheres e das Meninas e Acabar COM ELAS Toda Violência contra.

2. PROMOVER um Participação Ativa das Mulheres in de Todos os Aspectos da Vida Econômica, Política, civil, social e cultural Como Parceiras paritárias e plenas, tomadoras de DECISÃO, Líderes e beneficiárias.

3. Fortalecer a Famílias e garantir uma igualdade de oportunidades Segurança carinho de Todos os MEMBROS da

Família.


12. Defender, Discriminação sem, TODAS OS Direitos de PESSOAS como um Ambiente hum Capaz natural e social de assegurar uma Dignidade Humana, a Saúde Espiritual corporal EO Bem-Estar, com especial Atenção EAo Direitos dos Povos Indígenas e Minorias.


1. Eliminar um Discriminação TODAS SUAS los como Formas, Como a Raça in baseadas, cor, Gênero, Orientação Religião, sexual, Origem Idioma e Nacional, Etnica OU social.

2. Afirmar o Direito dos Povos Indígenas à SUA espiritualidade, conhecimentos, terras e Recursos, ASSIM Como Às SUAS Práticas Relacionadas com condições de Vida Sustentáveis.

3. Honrar e APOIAR OS Jovens das Nossas comunidades, habilitando-os um Cumprir Seu

Papel essencial NA CRIAÇÃO de Sociedades Sustentáveis.

4. Proteger e restaurar Lugares Notáveis Pelo Significado Espiritual e Cultural.


IV. Democracia, Violência NAO E-Paz


13. Fortalecer a INSTITUIÇÕES Todos democráticas in OS níveis e Transparência provador e responsabilização não Exercício do Governo, Participação inclusiva nd Tomada de Decisões e Acesso à Justiça.



1. Defender o Direito de TODAS PESSOAS que receberem Informação clara e oportuna Sobre ASSUNTOS Ambientais e de Todos os Planos de Desenvolvimento e Atividades Que possam afetá-las OU nsa Interesse tenham quais.

2. APOIAR Sociedades Civis Locais, Regionais e Globais e PROMOVER uma significativa de indivíduos Participação de Todos OS e Organizações interessados nd Tomada de Decisões.

3. Proteger SO Direitos à Liberdade de Opinião, de Expressão, de reuniao pacifica, de Associação e de oposição.

4. Instituir o Acesso Efetivo e Eficiente Judiciais uma Procedimentos Administrativos e Independentes, retificação e compensação Incluindo Por Danos Ambientais e Pela ameaça de tais de Danos.

5. Eliminar uma TODAS in Corrupção como INSTITUIÇÕES Públicas e Privadas.

6. Fortalecer comunidades como Barra Mansa, habilitando como um Cuidar dos Ambientes SEUS proprios, e atribuir Responsabilidades Ambientais EAo níveis Governamentais Onde possam serviços cumpridas Efetivamente Mais.



14. Integrar, nd nd Educação Aprendizagem formal e AO Longo da Vida, conhecimentos do sistema operacional, Valores e Habilidades necessárias parágrafo hum MoDo de Vida Sustentável.



1. Prover um 'todos', especialmente um Jovens e Crianças, Oportunidades Educativas Que lhes Permitam contribuir ativamente par o Desenvolvimento Sustentável.

2. PROMOVER um Contribuição das Artes HUMANIDADES e, das Ciências Como ASSIM, NA Educação sustentabilidade par.

3. Intensificar o Papel dos Meios de Comunicação de Massa sem aumento da Conscientização Sobre OS Desafios Ecológicos e Sociais.

4. Reconhecer uma importãncia da Educação Espiritual e moral parágrafo UMA condição de Vida Sustentável.


15. Tratar de Todos os Seres vivos com Respeito e Consideração.


1. IMPEDIR crueldades EAo animais mantidos in Sociedades Humanas e protege-los de Sofrimento.

2. Proteger animais Selvagens de Métodos de Caça, Pesca e Armadilhas causem Que Sofrimento extremo, evitável OU prolongado.

3. Evitar eliminar OU AO Máximo Possível um Captura OU destruição de Espécies nao visadas.


16. PROMOVER UMA Cultura de Tolerância, nao-Violência e Paz.


1. Estimular e APOIAR o entendimento Mútuo, a Solidariedade EA TODAS Cooperação Entre como PESSOAS, Entre e Dentro das Nações como.

2. Implementar Estratégias Amplas parágrafo Prevenir Conflitos Violentos e uma colaboração USAR NA Resolução de Problemas n º resolvedor e Administrar Conflitos Ambientais disputas E OUTRAS.

3. Desmilitarizar OS Sistemas de Segurança Nacional comeu o Nível de UMA postural defensiva Não-provocativa OS e conversor de Recursos Militares parágrafo Pacíficos propósitos, Incluindo Restauração Ecológica.

4. Armas Nucleares Eliminar, Biológicas e Tóxicas E OUTRAS Armas de destruição in

massa.

5. Assegurar Que o USO do orbital Espaço Cósmico e AJUDE um bis Proteção paz ambiental.

6. Reconhecer Que uma paz e uma plenitude criada Por RELAÇÕES corretas Consigo MESMO, COM OUTRAS PESSOAS, Culturas OUTRAS, OUTRAS VIDAS, com uma com uma totalidade e Terra Maior da Parte Somos qual.


O CAMINHO ADIANTE

Como Nunca os antes na História, o Destino Comum conclama nsa hum Buscar um novo COMEÇO. Tal Renovação E a promessa Destes Princípios da Carta da Terra. Pará Cumprir ESTA promessa, temos comprometer nsa Que adotar um SO PROMOVER e Valores E OBJETIVOS da Carta.

ISTO UMA expressão é uma excepção Mudança na Mente e no Coração. hum expressão é uma excepção Novo Sentido de interdependência global e de Responsabilidade universal. Devemos desenvolver e AIS Imaginação com uma Visão de hum MoDo de Vida Sustentável nsa níveis local, Nacional, regional e global. Nossa Diversidade Cultural e UMA preciosa Herança e Diferentes Culturas encontrarão SUAS Próprias e Formas distintas de Realizar ESTA Visão. Devemos aprofundar e Expandir o Diálogo Que global gerou uma Carta da Terra, temos PORQUE Muito Que Aprender a Partir Busca da Verdade Por Conjunta in andamento e Sabedoria.

A Vida muitas Vezes envolvem tensões Entre Valores IMPORTANTES. ISTO PoDE Difíceis Escolhas significar. EntreTanto, necessitamos parágrafo Caminhos encontrar harmonizar um com uma Unidade Diversidade, O Exercício da Liberdade com o Bem Comum, de Curto Prazo OBJETIVOS COM METAS de Longo Prazo. Todo Indivíduo, Família, Organização e UM TEM COMUNIDADE Papel desempenhar um papel vital. As Artes, como Ciências, como Religiões, como INSTITUIÇÕES Educativas, OS Meios de Comunicação, como Empresas, como Organizações Não-Governamentais e governos de São Todos OS chamados um oferecer UMA Liderança Criativa. Uma Parceria Entre Governo, Empresas e Sociedade civil e essenciais par UMA governabilidade Efetiva.

Pará Construir Sustentável UMA COMUNIDADE global, como Nações do Mundo devem Renovar Seu Compromisso com a Nações Unidas, COM SUAS Cumprir Obrigações respeitando Os Acordos Internacionais APOIAR e EXISTENTES uma implementação dos Princípios da Carta da Terra com hum Instrumento internacionalmente legalizado e contratual Sobre o Ambiente EO Desenvolvimento.

Que o Nosso tempo SEJA lembrado Pelo Despertar de Uma Nova Vida reverencia um rosto, Pelo Compromisso firme de alcançar uma sustentabilidade, a intensificação dos esforços Pela Justiça e Pela Paz EA Alegre Celebração da Vida.