sexta-feira, 26 de junho de 2009


Gostaria de da meus parabéns a Escola Municipal Padre José Sauer do Bairro Caraíbas do qual participou de todas as reuniões que anteciparam a I SEMEIA, dentro das dificuldades de sua realidade a escola foi destaque, não ganhando prêmios mas sim o reconhecmineto de todos pelo seu empenho. Agradecemos também ao Professor Paulino e a coordenadora pedagógica Dorinha pelo seus esforços em verem seus pupilos desenpenhando um papel super importante. Nao estou aqui para desmerecer nehuma das outras escolas, pois assim como a Escola Padre José Sauer todos tiveram um papel super importante. Obrigado a todos e continuem assim, empenhados em causas importantes como foi a nossa, isso prova amadurecimento de ambas as partes. Valeu galerinha !

Desenho campeao do concurso de desenhos sobre meio ambiente, do aluno Edno Soares Lopes da Escola Municipal Raimunda Barreto da comunidade da COHAB, ele é aluno da professora Francinete da qual sempre apoiou nossa I SEMEIA, a mesma ficou super feliz por seu pupilo ter ganho o concurso, desde ja agradecemos ao aluno, professora e escola pela participaçao.

ECOJOVEM


Grupo ecológico Ecojovem, atualidade e responsabilidade com o Meio Ambiente

Diante dos graves problemas ambientais que vem ocorrendo no mundo, país, estado e nas cidades, o professor José Aldo Monteiro com sua experiência de trabalhar com jovens em defesa a causa, resolveu elaborar um projeto na escola estadual professora Marluce Lucas em João Câmara a 75 KM da Capital do Estado, no qual denominou-se de “PROJETO CONHECER E PRESERVAR” onde foi aceito pelos alunos, direção da escola e até mesmo pela secretaria de educação do nosso estado.
Atualmente, o professor José Aldo vem coordenando o grupo ecológico a mais de 2 anos, os jovens ao ingressarem no grupo, participam de um curso básico de Meio Ambiente, Cidadania e Primeiros Socorros, sendo assim, ficando-os preparados para lutar por uma boa qualidade de vida.
O grupo é composto por 40 alunos devidamente matriculados na escola, sendo dividido por uma diretoria que atualmente tem como Presidente o estudante Bruno Rafael, vice-presidente Aleson Da Silva, Secretária Patrícia Araújo, Tesoureira Janycleide Bento, Diretor de Zoologia Leandro Santos, Diretora de Botânica Daniela Bento, Assessor Técnico Manuel Messias, Diretor de Relações Públicas Izaque Cavalcante e o Ouvidor Geral Francisco De Assis.
O grupo tem em sua agenda grandes e importantes eventos que devem serem realizados ao ano todo, tais como: Semana Ecológica, Feira de Ciências, Campanha Natal Sem Fome, palestras e etc... Ao longo desses dois anos de existência, o grupo sempre teve sua responsabilidade social, todos os anos, realizam a campanha NATAL SEM FOME, onde os componentes arrecadam gêneros alimentícios e transformam em sextas básicas, e logo em seguida distribuem em comunidades carentes de nossa cidade.
A escola segue com a concepção que é possível, de forma criativa, mudar o comportamento dos pequenos estudantes e torná-los agentes de defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável. Projetos que explorem fatos do cotidiano dos alunos e que possam ser desenvolvidos contínua e profundamente ao longo do ano letivo, são eficientes porque permitem que o aluno perceba como ele pode interferir crítica responsavelmente sobre sua realidade ambiental. A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.
Desde ja agradeço ao colega Bruno que disponibilizou textos e fotos para nosso blog, parabens pelo trabalho.

quinta-feira, 25 de junho de 2009


ENTREGA DE BRINDES E COMENDAS AOS GESTORES E COLABORADORES DAS ESCOLAS ENVOLVIDAS.
OBS: Os brindes e as comendas entregues foram confeccionadas com materiais reciclados durante as oficinas do evento.

APRESENTAÇAO DAS ESCOLAS.

TANCREDO NEVES;
COLEGIO EFETIVO.
E AINDA TIVEMOS A PARTICIPAÇAO DA ESCOLA 11 DE AGOSTO QUE ESTAREMOS POSTANDO FUTURAMENTE.
OBS: A participaçao de todas as escolas do municipio de Umarizal foi super importante para a grandeza do evento. So temos que agradecer e contar com as mesmas para novos e proveitosos eventos que venham engrandecer nosso papel de cidadao.

APRESENTAÇAO DAS ESCOLAS.

ANALIA COSTA;
SANTA FILOMENA;
PADRE JOSE SAUER;
ZENON DE SOUSA;
OBRIGADO POR ABRILHANTAR NOSSO EVENTO.

ENTREGA DE DOCUMENTO AO PREFEITO DE UMARIZAL


MOMENTO ESPERADO POR TODOS QUE FIZERAM A I SEMEIA EM UMARIZAL: ENTREGA DO RELATORIO PROPONENTE ONDE APRESENTAMOS AS QUESTOES PRIORITARIAS EM RELAÇAO AO MEIO AMBIENTE NO NOSSO MUNICIPIO DE UMARIZAL, AO PREFEITO ROGERIO FONSECA COM O APOIO DA DEPUTADA FEDERAL FATIMA BEZERRA.NO MOMENTO, AMBOS SE COMPROMENTERAM EM ANALISAR A PROPOSTA E BUSCAR RECURSOS JUNTO AS ESFERAS COMPETENTES, PARA AS SOLUÇOES DOS PROBLEMAS MAIS URGENTES. DESDE JA AGRADECEMOS O APOIO DESSAS AUTORIDADES COMPETENTES.

EXPECTATIVA DA COMUNIDADE DURANTE A CAMINHADA ECOLOGICA.



CIA ARTE E RISO (UMARIZAL) E TRIBO DA ARTE (LUCRECIA)
GRUPOS DE TEATRO DE RUA QUE PARTICIPARAM DA CAMINHADA ECOLOGIA DE FORMA VOLUNTARIA E QUE MERECEM NOSSOS AGRADECIMENTOS. VALEU GALERA, FOI UMA FORÇA A MAIS NA NOSSA LUTA, OBRIGADO !

CAMINHADA ECOLOGICA NAS RUAS DE UMARIZAL.


PRODUTOS CONFECCIONADOS DURANTE A OFICINAS DE RECICLAGEM DE PAPEL.


EXPOSIÇAO DO DESENHOS, COM A TEMATICA MEIO AMBIENTE.


ENTREGA DE MUDAS PARA A COMUNIDADE E PARTICIPANTES.




Jovens do Assentantamento remedios com a Arca das Letras, uma mini biblioteca com literatura variadas;
Jovens atentos as explicaçoes dos agorecolgistas jones;
Agroecologistas juntamente com os enraizadores do Blog MUDA, Da Paz, Aparecida e Daniel.


Zé Edson, palestrante das mesa redonda sobre educaçao ambiental, Leonardo freitas sobre Politicas publicas e o agricultor Jales que trabalha com agroecologia no muniucipio de caraubas e recupera a mata ciliar do rio umari.


Torcidas organizadas das escolas participantes da I gincana Ambiental


Mesa julgadora da I gincana Ambiental;
Equipes representantes das escolas estaduais, municipais e particulares.

Chegada das escolas no patio da maçonaria onde ocorreu as oficinas de reciclagem de papel;
Alunos atentos as orientaçoes das oficinerias sobre o trabalho que irao desenvolver;
apresentaçao das oficineiras;
Produtos feitos na comunidade caiçara com reaproveitamento de materiais.


Momento impar: Alunos de varios niveis de ensino integrados na oficina de reciclagem de papel, confeccionando lindos materias sob orientaçao da equipe de oficineiras da comunidade caiçara do municipio de Umarizal-Rn.

Momento da abertura oficial da I SEMEIA com alunos das escolas participantes, mesa com autoridades parceiras como: DIACONIA, 14°, SECRETARIA MUNICIPALDE EDUCAÇAO, DIRED, MARÇONARIA, SINDICATOS DOS TRABALHADORES RURAIS E NETO, COMO REPRESENTANTE DA ASSOCIAÇAO DE AGRICULTORES AGROECOLOGICOS E COMUNIDADE.


Equipe de moblização em preparação para a abertura da I SEMEIA, na quadra da Escola Estadual 11 de Agosto/umarizal- RN, no dia 01 de junho de 2009.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O QUE É AGROECOLOGIA? PARA VOCE ENTENDER.

A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos, por exemplo. Vai além das técnicas orgânicas de cultivo, pois inclui elementos ambientais e humanos, é, praticamente, um modo de vida que busca resgatar e valorizar o conhecimento tradicional da agricultura de base familiar.
É uma disciplina que engloba princípios ecológicos básicos para estudar, planejar e manejar sistemas agrícolas que, ao mesmo tempo, sejam produtivos, economicamente viáveis, preservem o meio ambiente e sejam socialmente justos.
Em relação à agricultura tradicional, a agroecologia se distingue ao utilizar os recursos naturais, permitindo a renovação do solo de forma natural e mantendo a biodiversidade.
Os sistemas agroecológicos também se desenvolvem por meio de sistemas florestais, onde se combinam atividades extrativistas com a agricultura familiar sustentável. Nessa modalidade, o agroextrativismo, o conhecimento e as práticas culturais de povos tradicionais são de grande importância.
A construção da agroecologia implica no desenvolvimento de novos valores de fundamentem as relações dos agricultores familiares com o mercado, o que requer a criação de diferentes estratégias de organização e comercialização com base na solidariedade e na ética. Assim, é possível estabelecer uma aliançca entre consumidores e produtores que seja socialmente justa.
Em umarizal ja existe uma feira agroecologica.